12.1.07

Mas havia também o Nhô Totico (Vital Fernandes da Silva), me lembro dele na Radio America de São Paulo, era um gênio, seu programa “A Escolinha da Dona Olinda” fazia muito sucesso: Ele mesmo fazia as vozes da professora, e dos alunos: havia o italiano, o japones, o judeu, o português e outros; em época de férias a professora saía de cena e ficavam os alunos fazendo excursões aos mais diversos lugares, com uma criatividade na descrição dos cenários e ambientes que só ele conseguia !
Havia uma legião de admiradoras das novelas radiofônicas das Rádios Nacional (Rio de Janeiro) e São Paulo (São Paulo).
O comportamento do ouvinte era exatamente o que assistimos hoje com relação às novelas de mais sucesso na TV: O assunto principal nas conversas era o último capitulo assistido.
A novela "O Direito de Nascer" tantas vezes transmitida na TV em vários remakes, foi também o maior sucesso no rádio nos anos 50 !
Nhô Totico em foto do "Livro Histórias que o rádio não contou" de autoria de Reynaldo C. Tavares


E depois da TV, dos Videos Games, da Internet, como explicar que o rádio sobrevive ainda nos dias de hoje e tem uma consideravel audiência ?
-O rádio não interfere nos seus afazeres, você pode continuar fazendo diversas outras coisas enquanto ouve rádio, ao contrário da TV que exige que você se concentre na imágem para inteirar-se do que se passa na tela. !
O rádio você ouve trabalhando, preparando ou fazendo suas refeições, enquanto dirige um carro etc.
É por esta razão que sempre haverá alguém ouvindo radio em qualquer hora do dia ou da noite.
Silvio A. Neves

Marcadores:

2 Comments:

At 9:43 PM, Blogger giselda said...

Finalmente alguém pode provar ao meu marido que existia este programa! Minha mãe me levava para cantar e recitar. Eu era tão pequena que o Nhô Totico colocava um caixote de madeira para eu subir e alcançar o microfone. Lembro-me que gostava da cantar Pombinha Branca...Puxa , quanto tempo, acho que uns 50 anos.

 
At 10:55 PM, Anonymous Patricia de Sampa said...

Que pena que não há registros gravados dos programas do Nhô Totico (ou há??). Adorava esse programa de rádio. Ainda me lembro como era gostoso ouvir Nhô Totico fazendo todas aquelas vozes. As crianças de hoje não teriam a menor vontade de ouvir aquele programa; elas, já desde pequenas, só querem saber de computador, de preferência com jogos violentos. Elas não sabem o que perdem.

 

Postar um comentário

<< Home