22.10.23

História dos Ônibus Urbanos em São Paulo - Parte I 1904 a 1939

O termo "ônibus" começou a ser usado na França em 1800, onde denominava um serviço de diligências puxadas por cavalos.
Em 1898 foi lançado o primeiro serviço de ônibus com motor a explosão na cidade de Wuerttemberg, Alemanha.
É bastante difícil coletar dados precisos, uma vez que em nosso páis não se cultiva a memória, dando-se pouca importância aos fatos.
Nunca fui motorista de ônibus, sempre me interessei pela mecânica dos ACLOs da CMTC e da Viação Cometa urbanos e rodoviários, bem como pelos motores diesel 2 tempos dos GMs do Expresso Brasileiro e da Cometa.
No final da 9ª Parte publico a bibliografia que consultei para este trabalho.

1904
Fundada a empresa Luiz Grassi & Irmão à Rua Barão de Itapetininga, 37 onde eram reparados e fabricados veículos de tração animal. Eram carruagens, charretes, tilburis e afins.


1910
A empresa Grassi & Irmão fabricou o primeiro o ônibus em São Paulo. Era uma jardineira com bancos transversais à semelhança dos bondes, fabricado sob encomenda da Hospedaria dos Imigrantes em um chassis De Bion Buton de procedência francesa. Não há fotos conhecidas desse veículo.

1911
A mesma empresa fabricou o primeiro ônibus propriamente dito para a Cia. Transportadora Auto-Paulista. Era montado em um chassis Sauer de procedência alemã.
Primeiro ônibus Hospedaria dos Imigrantes

1920
Grassi & Irmão abandona a fabricação de viaturas com tração animal, para se dedicar exclusivamente a veículos motorizados.

1923
Inaugurada uma linha de ônibus para a Penha e Itaquera. No mesmo ano surge também uma linha do Jabaquara a Americanópolis.

1924
Seca e energia elétrica racionada impulsionam a fabricação de ônibus que se sobrepunham aos bondes elétricos. Nesse mesmo ano a Grassi fabrica a primeira jardineira, apelidada pelo povo de "Mamãe Me Leva"

Jardineira "Mamãe me Leva"

Jardineira "Mamãe me Leva"

1925
O jornal O Estado de São Paulo, noticiava a criação de uma linha de ônibus para o bairro do Tucuruvi. Nesse mesmo ano a empresa Auto Viação-Paulista inaugura linhas para os bairros de Campos Elísios e Higienópolis.

1926
A Light cria várias linhas de ônibus. Eram 50 veículos Yellow Coach de procedência americana. Em 1932, o serviço foi extinto devido a falta de gasolina devido à revolução. Nesse mesmo ano foi regulamentado o serviço de ônibus na capital. Entre outros detalhes tornou-se obrigatório a colocação de três varões metálicos horizontais nas janelas, para impedir os usuários de colocar o braço fóra do veículo. Essa exigência só foi suprimida em meados da década de 50, depois de um acidente na Av. Angélica, onde um ônibus de motor externo tombou sobre as portas, incendiando-se em seguida matando todos os seus ocupantes queimados. A partir daí foi criada uma lei exigindo que doravante todos os ônibus novos fossem movidos a diesel, que na época não era inflamável como hoje.

Yellow Coach usados pela Light

1927
O governo do Estado de São Paulo determina que as linhas de ônibus não façam o mesmo itinerário das linhas de bondes.

1929
Fundada a Lapa Auto Ônibus com veículos da marca Stewart. Nesse mesmo ano a Auto Ônibus Bom Retiro foi inaugurada com veículos da marca Chevrolet. Em São Caetano do Sul três proprietários de ônibus da mesma marca posavam ao lado de seus veículos.
Auto Ônibus Bom Retiro

Em São Caetano do Sul proprietários de ônibus

1930
Grassi & Irmão fabrica uma carroceria sobre um chassis International.

International Grassi 1930

1931
No Viaduto Sta. Efigênia é fotografado um ônibus da Marca GM

Veículo GM no Viaduto Sta. Efigênia

1932
A General Motors fabrica o primeiro ônibus com carroceria totalmente nacional. Nesse ano, os veículos fechados que não são mais jardineiras dominam o mercado. No mesmo ano é fundada a Auto Viação Jabaquara por João Havelange e Artur Brandi, com uma linha para o Jabaquara onde pretendiam ver facilitada a venda de terrenos em um loteamento criado por eles.

1933
A empresa Scripelliti & Cia Ltda monta sobre chassis Chevrolet um mini ônibus imitando os bondes fechados que já rodavam na cidade pela Light

Mini ônibus imitando bonde

1934
Fundada a Empresa Paulista de ônibus Mooca com 10 veículos International. Essa empresa não foi encampada pela CMTC em 1947. No mesmo ano foi fundada a Empresa Auto ônibus Belém com linha da Praça da Sé para a Água Rasa. Também nesse ano foi fundada a Empresa Auto ônibus Anastácio de Luiz Gatti, que funciona até os dias de hoje como Viação Gato Preto. Fundada também em São Bernardo do Campo a Empresa Auto ônibus São Bernardo. Nesse ano a Prefeitura de São Paulo determina em lei que toda empresa tenha no mínimo 4 veículos mais uma reserva de 20%, determinando assim um golpe de morte nos pequenos proprietários que tiveram que se associar para continuar operando.

Emp. Paulista de ônibus Mooca

1935
Fundada a Empresa Auto ônibus Alto do Pary. Essa empresa também não foi encampada pela CMTC em 1947, tornando-se na década de 50 na maior frota de Leyland fora da Inglaterra. Nesse mesmo ano foi fundada a Viação Urbana Paulista com o primeiro ônibus com motor interno, logo apelidado pelo povo de "Sinfonia Inacabada". Eram da marca Fordson encarroçados pela Grassi.

Fordson Grassi "Sinfonia Inacabada"

1937
A Empresa Auto ônibus Fábrica opera com veículos Magirus Deutz.

Magirus Deutz da Empresa Fábrica

1939
No Viaduto Sta. Efigênia é fotografado um ônibus da marca International com destino ao bairro da Casa Verde
International com destino à Casa Verde