27.10.23

História dos Ônibus Urbanos em São Paulo - Parte IV 1960-1969

1960 
A Mercedes Bens do Brasil continua a fabricação de seu modêlo monobloco, agora já com configuração maior.
O-321 - UTIL

O-321 - EAO Guarulhos

1961
A Caio lança seu modêlo Bossa Nova.

Caio Bossa Nova - MBB - Emp. Alto do Pari



Caio Bossa Nova - FNM - CMTC

1962
A Grassi lança o modêlo Argonauta.
Grassi Argonauta - MBB - Emp. Vila Ipojuca 

MBB - Grassi Argonauta - interior


GM ODC-210 reencarroçado Grassi Argonauta Emp. Alto da Mooca

A Caio lança o modêlo Jaraguá em sua primeira versão. Com janelas sem divisão e borrachas brancas nos vidros.

MBB - Caio Jaraguá 1ª versão - Tupi


1963
A Mercedes Bens continua produzindo seu modêlo monobloco, de grande sucesso, agora com alguns melhoramentos. Continuam sendo produzidos chassis com motor dianteiro sendo encarroçados pela Caio, Grassi e inúmeras outras empresas que surgiram.

Monobloco MBB - Viação Leste-Oeste

Monobloco MBB - UTIL



A Caio aprimora sua carroceria Jaraguá que faz grande sucesso.

MBB - Caio Jaraguá em sua segunda versão - Emp. Penha-São Miguel

MBB - Caio Jaraguá versão definitiva - EAO Alto do Pari



GM ODC-210 reencarroçado Caio Jaraguá 

1964
A FNM desenvolve juntamente com a Massari um chassis com motorização central, que não chega a ser lançado.
FNM Massari motor central


1965
A Striuli lança seu modêlo Cityrama para chassis com motorização traseira com enorme sucesso, bem como o modêlo Gran Luce para motorização dianteira.

GM ODC-210 reencarroçado Striuli Cityrama - V. Cometa frente

GM ODC-210 reencarroçado Striuli Cityrama - V. Cometa traseira


MBB - Striuli Gran Luca - EAO Guarulhos


A CMTC reaproveita carrocerias de GM ODC-210 em chassis Scania B-75 com motor dianteiro. Foram quatro unidades.

Scania com carroceria reaproveitada de GM ODC-210 - CMTC

1966
A Grassi lança seu modêlo Argonauta II. A FNM começa a fazer sucesso com seus chassis para motorização dianteira.
MBB Grassi Argonauta II - Viação Bristol

FNM Ciferal - Cia. Auxiliar

1967
A CMTC adquire grande quantidade de chassis FNM, sendo encarroçados em sua maioria pela Metropolitana e também Caio Jaraguá e Marcopolo Série Ouro que estava sendo lançada. 
FNM Metropolitana CMTC

FNM Caio Jaraguá CMTC



MBB Marcopolo Série Ouro - UTIL

MBB Marcopolo Série Ouro - interior

1968
A FNM foi privatizada para a Alfa Romeo

1969
A Grassi lança sua última carroceria, modêlo Governador, sem grande sucesso, encerrando suas atividades no ano seguinte. A CMTC adquire chassis Magirus Deutz que são encarroçados pela Striuli e pela Grassi.

MBB Grassi Governador - Viação São Luiz

Magirus Deutz Grassi Governador CMTC