23.10.23

História dos Ônibus Urbanos em São Paulo - Parte III 1950-1959

1950
A FNM firma convênio com a Alfa Romeo para a fabricação de caminhões e ônibus. Em setembro desse mesmo ano a GM inicia a produção de seu modêlo ODC-210 com carroceria feita na própria fábrica em São Caetano do Sul. O chassis, eixos, motor e câmbio eram importados dos Estados Unidos. A CMTC importa 50 ônibus GM TDH 4010 com câmbio automático. Chegam no Brasil os primeiros chassis Volvo com motor dianteiro e central, são da Emp. Ônibus Vila Paulina, Emp. Ônibus São Bernardo e EAO Guarulhos, todos encarroçados pela Carbrasa que era dos mesmos donos da importadora dos chassis.

GM TDH 4010

Volvo Emp. Ônibus Vila Paulina

Volvo Emp. São Bernardo

Volvo EAO Guarulhos


Volvo Motor Central EAO Guarulhos

1951
A Emp. Alto do Pari começa a receber veículos Leyland encarroçados pela Caio, tornando-se em pouco tempo na maior frota desses ônibus fora da Inglaterra.

Leyland Caio, este já fabricado em 1954

1953
A CMTC adquire chassis International, sendo encarroçados pela Caio. A CMTC e a Viação Cometa urbana adquirem alguns ACLOs com carroceria inglesa. Eram cabinados com estrutura de madeira e vidros, o motorista entrava por uma porta lateral que era o único acesso à cabine. Duraram muito pouco não aguentando as ruas esburacadas da cidade, alguns locais nem asfaltados eram. Inauguraram a linha 11-Vila Mariana da CMTC, logo foram reencarroçados pela Grassi, lembro que quando garoto enfiei a mão no cano do escapamento vertical desse ônibus, parado na Rua Luiz Góes em frente ao Supermercado Santa Fé, provocando uma queimadura. A Caio passa a importar chassis para ônibus da Alfa Romeo italiana modêlo Siccar. Eram modelos com motor transversal traseiro e a carroceria montada no Brasil. Ao mesmo tempo a FNM passa a fornecer para a CMTC os primeiros chassis para ônibus sendo também encarroçados pela Caio, sendo que alguns circularam também na linha 11-Vila Mariana. Esses veículos com chassis curtos tremiam muito na marcha lenta, contribuindo para que tivessem vida curta. Tinham bancos individuais para levar mais passageiros em pé, logo reformados para bancos duplos. O mesmo chassis também foi encarroçado pela Grassi.

International Caio CMTC

Aclo carroceria inglesa CMTC

Aclo carroceria inglesa Viação Cometa

Caio Siccar frente

Caio Siccar traseira



Caio Siccar interior


FNM CMTC em construção


FNM Caio CMTC interior

FNM Grassi CMTC

1954
O prefeito Jânio Quadros adquire para a CMTC, que operava com 90% da frota urbana, 110 ônibus GM ODC-210. Nesse mesmo ano a Viação Cometa urbana também adquire esses modelos, alguns com carroceria Grassi e Caio. Em seguida a GM suspende a produção desse modêlo não se sabendo as razões, dando a oportunidade para a Mercedes Bens dominar o mercado na década seguinte.
 
GM ODC-210 pátio da GM

Entrega dos ODC-210 para a CMTC

Chassis GM ODC-210

GM ODC-210 interior

Viação Cometa - garagem da Rua Padre Adelino

Cometa ODC-210 Grassi



GM ODC-210 - Cometa Urbano

1955
A Grassi lança um modêlo de carroceria com a frente modificada, sendo esse modêlo usado pela CMTC, Cometa urbano e rodoviário e diversas empresas particulares.

ACLO Grassi emp. não identificada

1956
Lançado pela CMTC o Papa Filas com cavalo FNM e carrocerias Caio e Grassi, eram muito grandes e causaram vários acidentes nas ruas estreitas, logo sendo desativados.

Papa Filas FNM Caio



Papa Filas FNM Grassi


1957
A Mercedes Bens lança o chassis LPO-321 sendo encarroçados pela Grassi e Caio e alguns pela própria MBB,Viação Diadema e EAO Vila Esperança tiveram esse modêlo. Circularam pela CMTC na linha 11-Vila Mariana, substituindo os FNM e em diversas outras linhas.

LPO-321 Caio Fita Azul

LPO-321 Grassi


LPO-321 Mercedes Bens Viação Diadema

1958
A Mercedes Bens lança o modelo monobloco 0-321 chassis curto com grande sucesso. Em seguida lança os modelos O-321 com chassis alongado. Fundada a Viação Paratodos nesse mesmo ano. A CMTC monta carrocerias nas próprias oficinas, reaproveitando para brisas dos ODC-210 em chassis FNM com motor Mack, a mesma carroceria é usada em ACLOs reencarroçados. Nesse mesmo ano a CMTC lança o micro ônibus com chassis MBB com motor externo e carroceria metropolitana, só levando passageiros sentados sendo a cobrança da passagem feita pelo motorista.



MBB O-321 chassis curto




CMTC Chassis e eixos FNM, motor Mack

Micro ônibus CMTC

1959
A Grassi lança um novo conceito de carroceria toda metálica com rebites, sendo usada em chassis MBB por empresas particulares e FNM pela CMTC. A Nicola também lança carroceria com grande sucesso. 


Grassi 1959 FNM CMTC

Grassi 1959 Viação São Benedito





Grassi 1959 frente

Nicola 1959 Viação São Luiz

Nicola 1959 frente