23.10.23

História dos Ônibus Urbanos em São Paulo - Parte II 1940-1949

1940
Fundada a Empresa de Ônibus Guarulhos. Nesse mesmo ano é fotografado um Chevrolet COE que fazia a linha Lapa - Pirituba. Fotografados também mais veículos iguais de empresas particulares, encarroçados pela Grassi e pela própria GM. A Auto Viação Jabaquara opera com veículos GMC e carroceria Grassi. Na Praça da Sé é fotografado um ônibus cujo destino era o bairro da Aclimação.

Chevrolet COE Pirituba - Lapa

GMC COE Emp. Particulares

Auto Viação Jabaquara GMC Grassi


Ônibus com destino Aclimação


1941
O governo federal prorroga a concessão dos bondes da LIght compulsoriamente devido à 2ª Guerra Mundial.
Em 31 de agosto começa a circular o primeiro ônibus urbano com gasogênio.

1942
Nesse ano, também devido à 2ª Guerra Mundial, os combustíveis são racionados, surgindo  o Gasogênio que movimentava os motores com o gás produzido a partir do carvão. A Empresa Paulista de Ônibus operava com veículos International.

Ford Grassi com Gasogênio

Empresa Paulista de Ônibus - International

1943
Fundada a Empresa Auto-Ônibus Penha São Miguel.

1945
Fundada a Empresa Auto-Ônibus Vila Hamburguesa, que viria a ter na década seguinte GM ODC-210 que saíam ao lado do Mercado da Lapa e eram da cor azul escuro.
Termina a 2a. Guerra mundial, durante o período, foram produzidos perto de 20.000 aparelhos de gasogênio.

1946
Em 14 de agosto o prefeito Abrahão Ribeiro organiza a CMTC, para operar em caráter exclusivo o transporte coletivo da cidade.

Ford Grassi no Anhangabaú, que seria encampado pela CMTC

1947
Em 1º de julho a CMTC passou a funcionar herdando os bondes da Light, bem como encampando 37 empresas particulares. Exceções: Emp. Alto do Pari, Emp. Penha São Miguel, Emp. Paulista de ônibus Mooca e Empresa Auto-Ônibus Anastácio. Em 1º de agosto as tarifas são majoradas em mais de 100%, provocando um imenso quebra-quebra que destruiu bondes e ônibus. São adquiridos ônibus GM TDH 4008.

Aclo Grassi Viação Jabaquara encampado pela CMTC

Garagem Jabaquara em 1947 recém encampada pela CMTC

GM TDH 4008 adquiridos pela CMTC

GM TDH 4008

GM COE Grassi da Emp. Lapa encampados pela CMTC

Mack exemplar único encapado pela CMTC

1948
A GM produz a primeira carroceria de ônibus inteiramente metálica com matéria prima nacional.
São adquiridos pela CMTC ônibus GM COE com motor dianteiro e carroceria feita na GM em São Caetano do Sul. Estes veículos seriam os precursores do GM ODC-210. São adquiridos também chassis AEC Aclo ingleses que encarroçados pela Grassi foram apelidados pelo povo de "Camões" pelo formato da cabine. Adquiridos também 200 veículos Twin Fageol nos Estados Unidos.

GM COE carroceria GM

GM COE carroceria GM vista traseira



Aclo "Camões"

Aclo "Camões" visão interior foto do Rio de Janeiro


Ford Grassi 1941 encampados pela CMTC


International encampado pela CMTC usado como escola

Twins Fageol adquiridos pela CMTC

Twin Fageol protótipo com varões metálicos nas janelas


Twin Fageol

Twin Fageol interior


1949
São adquiridos mais chassis Aclo, sendo encarroçados pela Grassi. Os primeiros caminhões FNM com motor externo em convênio com a empresa italiana Isotta-Fraschini são produzidos. No ano seguinte essa empresa italiana abre falência.

Aclo Grassi CMTC

Primeiro caminhão FNM

Chevrolet em 1949 linha suburbana Santo Amaro a Embu Guaçu