9.11.23

História dos Ônibus Urbanos em São Paulo - Parte V 1970 - 1979

1970 
A FNM lança um chassis com motor traseiro e câmbio sincronizado sem grande sucesso e com problemas mecânicos. A CMTC adquire alguns.

FNM Ciferal motor traseiro

1972
A Caio lança o modêlo Bela Vista com grande sucesso

MBB Caio Bela Vista

MBB  Caio Bela Vista Motor traseiro

MBB Caio Bela Vista interior



1974
Caio lança o modêlo Gabriela em sua primeira versão.

MBB Caio Gabiela primeira versão - foto de Donald Hudson

1975
O Metrô de São Paulo inicia operação. A Caio lança a segunda versão do Gabriela, já com as janelas não inclinadas. A CMTC adquire 2000 unidades do monobloco Mercedes Bens O-362, renovando sua frota e aposentando os FNM. Iniciado o sistema de integração ônibus - metrô.

Inauguração do metrô em São Paulo



MBB Caio Gabriela segunda versão

MBB Caio Gabriela segunda versão - Veículo preservado

MBB monobloco O-362 CMTC



MBB monobloco O-362 interior



MBB monobloco O-362 interior

1977
A Prefeitura de São Paulo executa uma divisão da cidade em 23 áreas que são operadas pela CMTC e concessionárias. A FNM em poder da Alfa Romeo é vendida para a Fiat que lança o chassis para ônibus 140OD sem grande sucesso. Algumas empresas de São Paulo adquirem unidades.

Fiat 140OD

1978
A Caio lança a carroceria Amélia. A CMTC adquire os primeiros articulados Scania Caio Amélia.
MBB Caio Amélia

Scania Caio Amélia articulado CMTC