O PARQUE IBIRAPUERA E O IV CENTENÁRIO
No final dos anos 20 o prefeito Pires do Rio decidiu criar um parque na região do Ibirapuera, inspirando-se no “Bois de Bologne” de Paris, mas o terreno era por demais alagadiço, servindo a pasto de bois por ser bastante próximo do Matadouro Municipal.
Aí entrou em cena um funcionário municipal bastante dedicado que plantou centenas de eucaliptos na região com a finalidade de drenar o terreno. Seu nome era Manequinho Lopes que hoje dá nome ao viveiro de plantas localizado no parque.
Mapa do Parque em 1954
Parque Ibirapuera - Maquete do Projeto Original
Parque Ibirapuera - Maquete aprovada
Parque Ibirapuera - Pavilhão do Rio Grande do Sul
Parque Ibirapuera - Obras em 1954Num dos dias à noite foi realizada uma chuva de triângulos de papel prateado que foram jogados de aviões da FAB e iluminada por potentes holofotes do Exercito, formavam um bonito espetáculo. Não consegui pegar nenhum, mas lembro-me do meu amigo e visinho o hoje radialista Bene Alves contando que seu pai pegou um. Mais tarde soube que o espetáculo foi patrocinado por Baby Pignatari que era dono de uma metalúrgica na época.
Inauguração do ParqueDepois da inauguração do parque, por residir perto ia quase todos os fins de semana para lá de bicicleta, portanto assisti de perto a degradação, dilapidação e destruição do maior parque público de São Paulo. Diversos pavilhões tiveram que ser demolidos por falta de manutenção, entre eles o Pavilhão do Rio Grande do Sul que eu tanto admirava.
Daí para diante, os pavilhões restantes foram sendo ocupados por Repartições Públicas, entre eles o do Detran que ficou separado do parque por uma avenida.
Em 2004 quando São Paulo fez 450 anos eu por ingenuidade achei que haveriam comemorações se não iguais mas pelo menos que lembrassem as festividades dos 400 anos da cidade, mas me esqueci que no executivo municipal em 2004 imperava a incompetência administrativa com os assuntos mais básicos e necessários à condução da cidade, tornando portanto inviável qualquer solenidade à altura da data.
Marcadores: bairros, Ibirapuera









